Publicado por: - TCZ - | domingo, 6 agosto 2006

O Marcador de Páginas

[Ouvindo. meu ventilador-de-mesa-que-fica-em-cima-do-móvel-por-falta-de-mesa barulhento (como não atentei, antes de me mudar, ao fato desse quartinho não ter ventilação?!)]

Mesmo que ninguém tenha dado por falta (oh, quão injustiçado! apiedem-se de mim!), eu deixei de postar na naquela que seria minha vez; no entanto, eu ainda não desisti desse blog por hora… (e por insistência do #0, que é preguiçoso demais para postar regularmente sozinho)

. . .

Um pedaço de papel, uma folha solta de caderno, um clipe, uma caneta, chave, fita, fio, até mesmo um cd ou uma camisa; qualquer coisa que estivesse ao alcançe da mão. Por muito tempo, era com esse tipo de coisa que eu marcava a página onde havia parado a leitura de um livro.

Chegou um dia em que decidi mudar. Não mais usaria qualquer lixo aleatório para marcar a folha em que parei nos livros; eu faria meus próprios marcadores de páginas! (porquê? porque… eu não tinha muito o que fazer, acho.)

Entre tomar uma decisão e executá-la, porém, há uma grande diferença… principalmente se tratando de mim. Como sempre, acabei postergando esta grande obra(?)por meses e meses. Até que um dia eu finalmente tomei vergonha na cara, me muni de uma contra-capa de caderno,feita de papelão, tesoura e lápis (pra decorar com desenhos) e… confeccionei meus próprios marca-páginas! Eram, sem dúvida, muito mais práticos que os trecos que usara outrora, pois eram sem dúvida mais apropriados para… marcar páginas.

Não levou mais que uma semana, porém, para que eu abandonasse a difícil arte de produzir marca-páginas; e após alguns meses, já havia perdido aqueles que havia feito antes. Com isso, acabei por, pouco tempo depois de ter conseguido finalmente alcançar meu objetivo, voltar aos velhos hábitos. Hoje em dia, entre as páginas de meus livros ainda se encontram pedaços de papel,folhas soltas de caderno, clipes, canetas, chaves, fitas, fios, até mesmo cd’s ou camisas.

Essa história toda dos marcadores de páginas ocorreu a um bom tempo; um ano, talvez. E, apesar de ser uma questão aparentemente idiota (certo, completamente idiota, que seja!), ao me lembrar recentemente desse caso, parei para pensar, e, ao invés de me culpar por ter falhado em manter um pequeno (e completamente inútil) hábito, decidi tentar encontrar em minha atitude com relação a marcar páginas algo de positivo. (alguém normal acharia algo de RELEVANTE a ser considerado no método que usa para marcar páginas em livros?!)

Comcluí o seguinte: embora ao usar o primeiro objeto que tivesse a mão para marcar o livro (que pode ser tomado aqui metafóricamente, forçando muito a barra, como o mundo) eu não deixasse uma marca (representada pelos marca-textos de “fabricação” própria), eu acabava por fazer algo talvez mais interessante: adaptar aquilo que havia a minha volta de acordo com a minha necessidade. (No caso, huh.. marcar a página de um livro. Só pra lembrar.)

Utilizar-se dos recursos a mão é bem mais importante que deixar uma marca… é só pensar: que foi mais vital a sobrevivência do homem primitivo: as pinturas rupestres ou as armas?

Mais uma vez acabo por transformar algo banal em uma “reflexão filosófica”, e ,ainda por cima, provo a mim mesmo que não fazer algo que planejei pode ter sido bom (ou quase). Talvez, contudo, tal reflexão tenha sido só um mecanismo psicológico para posar de inteligente para mim mesmo e de quebra justificar a minha falha em realizar um objetivo… ( ridículo, é bem verdade)
. . .

PS(não o console)1: Finalmente consegui uma formatação decente! Palmas para mim! Estou quase no nível de um moleque de 12 anos de hoje em dia!
PS(não o console)2: Realmente, meus posts são um bom contraponto aos do #0… enquanto ele fala sobre física quântica, o infinito e o universo, eu escrevo sobre… marcadores de páginas.

Responses

  1. Adorei a postagem. Estou em um momento no qual pretendo confeccionar meus próprios marcadores de páginas, visto que não vi com habilidades artísticas, creio que em breve retornarei a utilizar ao mais prático, assim como você. Também pretendo iniciar uma coleção de marcadores de página, nunca tive uma coleção ou interesse por tal, mas me pareceu interessante, porém não incluirei os que farei. Meus parabéns e continue escrevendo! Abraço


Deixe um comentário

Categorias

