Publicado por: - TCZ - | sexta-feira, 6 abril 2007

It´s Schadenfreud !!!

[ouvindo: You Know my Name – Chris Cornell : música tema do filme Cassino Royale , ambos (o filme e a música) são muito bons]

Olá, como vão todos?

Sinto muito por não ter escrito nada semana passada, por motivos de força maior não pude escrever.

A vida por aqui está meio parada, o que me assusta um pouco , tudo ficou tão turbulento no começo do ano e agora esse marasmo…começo a achar que é a famosa “calmaria antes da tempestade”

Vamos agora ao post , mais conversa fiada após o mesmo.
________________________

Conversa escutada por meu pai na fila de entrada para o teste de renovação da carteira de motorista:

– Pô cara, não sabe o que aconteceu outro dia…
– O que ?
– Eu tava dirigindo meu carro por aí quando um policial me parou , pô só porque eu tava um pouco acima da velocidade permitida na cidade , tava sem cinto e meus filhos também…
– E aí?
– Tentei ver se ele aceitava um dinheirinho pra me deixar ir mas era um desses novinhos , não aceitou e saiu passando uma porrada de multas!
– Esses policiais , são tudo safados mesmo!!!

Dependendo da situação nós , seres-humanos, realmente esperamos que o outro haja de maneira imoral , para nosso beneficio ou, ainda pior, que o outro se dê muito mal para que possamos usufruir daquele mal ocorrido.

É o caso, por exemplo, de uma pessoa que espera o(a) namorado(a) de uma outra pessoa esteja disposta a trair seu (sua) namorado(a). Ou o aluno que espera que a professora adoeça para que ele não tenha aula.

Aparentemente vem a ser algo até natural do ser humano , esperar pela desgraça alheia para tirar alguma vantagem dessa situação. Há, inclusive, um termo alemão para isso , schadenfreud, que seria a felicidade sentida pelo ser humano ao ver outro se dando mal.

Não é difícil ver aí um certo padrão , nós enquanto pessoas nos comprazemos com o mal feito ou com o mal entendido desde que , de alguma forma, nos traga algum benefício ou não nos afete negativamente.,

Isso quer dizer que os seres humanos são maus por natureza?Não necessariamente. Uma das coisas que nos torna diferentes como espécie é o conhecimento de uma dualidade interna (pensem nisso como o anjinho e o diabinho que aparecem nos desenhos) que nos leva tanto a reconhecer um bem quanto a ignora-lo em vista de algo mais interessante.

Por outro lado também temos a capacidade de tomar decisões baseados em inúmeros fatores para determinar qual delas é a melhor decisão a ser tomada, às vezes somos egoístas e tomamos decisões em benefício próprio , às vezes fazemos a coisa certa (como o policial fez) e não recebemos recompensa alguma ou ainda somos xingados.

Conclui-se aí que , quanto ao bem e o mal, é tudo uma questão de escolha.

___________________________

É isso aí leitores, por enquanto planejo continuar com os posts às sextas-feiras, não sei quanto ao # -2 , esperarei pra ver se nosso chefinho # 0 faz alguma declaração quanto a isso.

Por enquanto é só isso , espero vê-los semana que vem.

See ya!!!
[Ouvindo: Free Bird – Lynyrd Skynyrd; e eu continuo sem saber como se pronuncia o nome dessa banda…]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: