Publicado por: yumejin | sexta-feira, 14 dezembro 2007

Tirinhas da Internet

Quando eu era pequeno, como qualquer outra criança, a minha seção predileta nos jornais era a dos quadrinhos. Todo o resto que se explodisse, eu queria ver se achava alguma coisa engraçada [às vezes, não tinha nada que prestasse] na Tribuninha ou no Globinho. O tempo passa, a gente cresce… e continua gostando de quadrinhos!

Só que, novos tempos, nova mídia, agora acompanho os tais webcomics, as tirinhas da internet, todas em inglês e muito boas. Claro, elas refletem quem eu sou, isto é, são sobre humor ácido, coisas de nerd ou de RPG. Lendo-as, chego à conclusão que me tornei uma ótima referência cultural.

Pela ordem em que me lembrar [recomendo todas]:

  • The Order of the Stick – hoje em dia, um clássico, tOotS [acostume-se às siglas, elas são usadas o tempo todo] começou despretensiosamente seguindo um grupo de aventureiros em uma masmorra de D&D 3.5 e acabou criando sua própria cosmologia e campanha. Muito legal. Acompanhe aos poucos, visto que estamos na 512 já.
  • Battle for Gobwin Knob – Começado ainda neste ano e com um humor um tanto diferente do seu parceiro mais antigo, BfGK não é uniformemente engraçada, mas realmente tem o objetivo de ser um romance gráfico [ou graphic novel, estilo Sandman], refletido, inclusive, pelo seu formato. Atualmente, está no número 87.
  • Fear the Boot – Já que estou escrevendo de tirinhas de RPG, aí está uma nova, sediada em um site de nerds estadunidenses, com tiradas interessantes sobre o que acontece numa mesa de jogo. Aproveite que está apenas no número 29.
  • Darths and Droids – Ambientada no mundo de Star Wars, como se fosse algo inventado por um mestre e não conhecido mundialmente, essa tirinha mostra como os planos de alguém para uma sessão podem ser arruinados por basicamente tudo. Último número: Episode 35.
  • DM of the Rings – Criado pela mesma pessoa que o D&D, Darths and Droids, essa tirinha veio antes e mostra um mestre autoritário, que força os jogadores a seguirem o caminho que ele quer – no caso, a Saga do Anel. Única já concluída.
  • UNSPEAKABLE VAULT (Of Doom) – Tirinha sobre a grande criação de Lovecraft, os Mitos Cthulhu. Não consegue pronunciar o nome? Cu-tu-lu. Pelo menos, eu falo assim. Não é impossível para os não-leitores da obra dele entenderem [eu, por exemplo, nunca li um conto sequer], mas é complicado se você não tiver vontade. Último Vault: 243.
  • VG Cats – Videogame Cats, com a “tiragem” mais irregular de todas, mas divertido, especialmente Malpractice, meu predileto. O último foi um Flash especial sobre Portal: 244/b.
  • Penny Arcade – O que está no ar há mais tempo, envolve muito humor estadunidense e de jogos de computador. Evoluiu, e muito, no decorrer de mais de nove anos, mas é preciso pesquisar e ler os posts dos autores para compreender certos números. Três por semana, como tOotS, sendo o último este.
  • XKCD – A minha tirinha favorita de todas é sobre, por definição própria, romance, sarcasmo, matemática e linguagem. Uma observação a ser feita é que deixar o cursor parado sobre a tirinha fará aparecer uma legenda em uma caixa amarela onde o criador, Randall Munroe, faz algum comentário quanto ao tema abordado. Atualmente, no número 357.
  • Explosm – Atenção, esta aqui exibe um humor negro, doentio, ofensivo e extremamente afiado. Cuidado. Sério. Os quatro criadores devem ter sido terrivelmente molestados quando crianças. Por zumbis. No kidding. Última tirinha é esta. Números de tirinhas aleatórios de certa forma. Próximo ao número 1000.

Inseri o número da última tirinha porque, se você quer ler todas, talvez queira, como eu, começar das menores e ir tentando alcançar as maiores. Se você tiver muito tempo livre, vai aconseguir acompanhar todas. Have fun!

Responses

  1. Eu nunca acompanhei tirinhas pela internet justamente por ter mania de querer ler TUDO de determinado título. então sempre perdia algo.

    Mas acompanho esta aqui em especial. O cartunista é incrivelmente preguiçoso, me dando tempo de acompanhar as tirinhas

    http://deathsign.cafeinado.com/

    Se puderem leiam!

    E particularmente, prefiro as HQ’s tradicionais (aliás Yumejin, já começou a ler Planetary?)

  2. Conheço todos esses, e aliás acompanho a maioria. Só não conheço o UNSPEAKABLE VAULT (Of Doom), e esse De(ath)sign do Tarcizo; se eu já não estivesse lendo três livros com um quarto na fila de espera, eu pararia para ler.

    Só uma correção: Fear the Boot não é um webcomic! É um podcast. O comic é chamado Chainmail Bikini! ;)

    O único webcomic que eu realmente recomendaria e que não está nessa lista é o Achewood, que aliás acabou de ganhar o prêmio de “No. 1 Graphic Novel for 2007” do Time’s. Mas o tipo de humor do Achewood talvez não seja seu estilo.

    http://achewood.com/

  3. […] também o post do Yumejin sobre esse mesmo assunto. O fato de que ele citou vários dos mesmos webcomics que eu […]


Deixe um comentário

Categorias

