Publicado por: yumejin | segunda-feira, 19 maio 2008

Pontos Negros da Internet

Como todas as coisas no mundo, a internet é algo essencialmente neutro: se usado para o bem, será benéfica; para o mal, maléfica. Super-poderes e magia servem como exemplo do mundo dos quadrinhos e dos filmes para a analogia ficar completa.

Pois bem… se a internet é capaz de nos trazer coisas excelentes, como Wikipedia, e-mails, YouTube e a possibilidade de se comunicar com pessoas que adoram Magic: the Gathering como você, em contraposição, ela trouxe e-mails, YouTube e a possibilidade de se comunicar com pessoas que adoram Magic: the Gathering como você [não, a Wikipedia não tem um lado ruim].

Qualquer um com acesso à internet há mais de três meses e boa votnade pode comprovar do que estou falando. Pelo YouTube, encontrei a entrada de Duck Tales que eu não via há séculos. Através do GMail, consegui uma forma muito simples de contatar meus amigos e pessoas que moram em vários estados do Brasil e mesmo de outros países da América. Só que existe um lugar, ou melhor, um tipo de lugar, um buraco negro onde, se você se enfiar numa briga, não vai sair feliz, ganhando ou perdendo: fóruns de discussão. Eles não têm um lado bom. Eles não trazem qualquer benefício. São capazes apenas de fazê-lo despender tempo e esforço para tentar o impossível: convencer seu oponente de que sua tese sobre o 7º episódio de Gossip Girls está correta ou que Homem-Aranha 3 é melhor do que Homem-Aranha 2.

Não acredita em mim ou nunca testemunhou isso? Vá em frente… digita no Google “seu assunto predileto + a palavra fórum”, entre nele, cadastre-se [na maioria, isso é necessário] e tente discutir sobre isso. No início, tudo muito bem, tudo muito bom, até que você se depara com aquele idiota de 13 ou 30 anos, jovem/velho demais para entender a verdade de que Coração Gelado não era mau… era apenas incompreendido.

Fase um realizada, vem o passo dois: tente argumentar seriamente. Pronto, não precisa fazer mais nada. Fóruns virtuais estão apinhados de duas espécies: os que sabem tudo e os que só querem encher a paciência dos membros sérios. Uma pausa aqui para que eu esclareça que ser membro de um fórum não lhe confere nenhum status especial de seriedade em matéria daquele assunto – é só que, normalmente, quando pessoas se reunem para discutir a cor da camisa do Seu Madruga, eles querem chegar a um consenso ou, ao menos, expôr seu ponto de vista sobre isso, da forma mais séria possível dentro da proposta.

Infelizmente, eu tenho o péssimo costume de levar discussões a sério em qualquer lugar, seja na porta da padaria, seja na sala de aula, seja numa reunião, seja na internet. Ignoro os comentários de quem só quer aloprar, mas é complicado fechar os olhos para quem se satisfaz em rebater todos os seus argumentos com um “não é assim, não”.

Uma das minhas tirinhas prediletas na internet, o XKCD, extremamente nerd, aviso, já comentou sobre isso:

É mais forte do que eu… a anti-racionalidade dessas pessoas é algo que deveria ser objeto de estudos científicos e clínicos sérios. O perigo é surgir uma nova forma de eugenia, onde essas pessoas seriam segredadas em uma ilha para que não pudesse se reproduzir com gente normal. O risco maior ainda é que, isoladas nessa tal ilha, se reproduzissem entre si e gerassem algo como a raça boçal mor. A questão da esterelização humana seria vista como plausível e nos tornaríamos monstros.

Esquecendo a divagação insana, além de irracionais, a maior parte desses energúmenos não pára nem pra ler o que os outros escreveram: simplesmente apertam o Responder ou Reply e tascam da forma menos formatada e mais irritante de se ler possível, com letras em maiúsculas, em tamanhos exagerados ou com cores desnecessárias, qualquer gênero de parvoice que passe na mente delas.

Gah! Esse é um assunto que rende ainda mais dois artigos: idiotice na internet e fogo amigo. Tenho que me lembrar de escrevê-los ou a percepção de quem estiver lendo da minha visão do assunto vai ficar bem parcial [não no sentido de parcial/imparcial, mas parcial/completa].

Anúncios

Responses

  1. 1º uma pequena piada – Então quer dizer que a Wikipedia já fez a lavagem cerebral em você…Tsc…tsc…essas grandes corporações. Tudo em pró de um mundo homogêneo, imperialista e capitalista.

    Agora falando sério. Concordo com você quanto aos membros de fóruns. Se bem que eu não faço parte de muitos, pois acabo esquecendo-os. Mas de fato naqueles em que eu participo tem aqueles que simplesmente batem o pé e dizem que estão certo.

    Aguardo para ver o desenrolar desse post com suas continuações (que não necessariamente precisa ser contínuo).

    Para encerrar: o Coração Gelado era mau sim.

  2. Acho que alguém está magoadinho com algum fórum… la-la-la-la-la-la-la

    Isso é frescura sua, ponto.

    Eu participo dum forum faz tempo, adquiri amigos lá (muitos até) e marcamos regularmente eventos juntos e tal, e sempre que aparece um nÚb ou um Flammer rapidinho ele é ridicularizado e/ou moderado (é vc esqueceu de levar em consideração os MOD’s)

    E o Coração Gelado era mau sim, aquele filme foi pra Care Bears o que a nova trilogia foi para Star Wars.

    ps.: a Wikipedia tem um lado ruim MTO ruim: pessoas que escrevem sem ter conhecimento de causa. O problema do mundo 2.0 é que muita gente tem o privilégio de ser ouvido e isso pode ser um problema. Nos encaminhamos para um mundo de cultura-de-massa e CONHECIMENTO-de-massa. Isso inverte todo o fluxo de conhecimento que experimentamos desde a antiguidade. Um dia escrevo sobre isso.

  3. Tsc. Não deixei de levar em conta a ação de moderadores. Porém, muitas vezes os “ataques” são ardilosos, dentro dos limites das regras, sempre insinuando parvoíces.

  4. […] a partir de onde parei nos Pontos Negros da Internet, se os fóruns de discussão reúnem muitos babacas, que é o termo certo para quem gosta de […]

  5. […] a seqüência iniciada com Pontos Negros da Internet e continuada com Idiotice na Internet, este é o artigo que eu tinha em mente quando pensei nesse […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: