Publicado por: Mr.Balboa | domingo, 25 maio 2008

Jefferson Péres

Nessa última sexta-feira (23-05-2008) morreu o senador Jefferson Péres. Ele tinha 76 anos e era senador pela segunda vez pelo seu estado, o Amazonas. Só começou a ter cargos públicos no final dos anos 80, quando foi eleito vereador da cidade de Manaus. Participou das lutas contra ditadura e diretas já. Apesar de sua baixa estatura (1,58m) era grande dentro do Senado Brasileiro. Ele foi o relator que apresentou provas contra, o então presidente do Senado, Renan Calheiros.

Num país onde sofremos com uma política afundada na lama da dúvida, dos desejos sórdidos do poder,  da corrupção, ver uma pessoa que se pautava pela ética e pela democracia, morrer é um golpe duríssimo na nossa democracia. Não que a política seja algo ruim, porém em nosso país e do jeito que o sistema é utilizado não tem como acreditar cegamente nas pessoas que estão em Brasília e que ditam o ritmo do nosso país. Me reconfortava ver que ele, junto com outros políticos que acredito serem ótimos (Raul Jungman, Pedro Simon, Garibaldi Alves, Cristovam Buarque e outros), lutavam para ver o nosso país num lugar melhor, muitas vezes renegando os desejos dos seus partidos e fazendo aquilo que todos os senadores e deputados federais deveriam fazer: colocar os desejos e as necessidades do povo, como um todo, acima de interesses pessoais.

Confesso aqui que por algumas vezes pensei em entrar no partido ao qual ele pertencia (PDT), pela figura dele (e de um outro político também). Fiz essa confissão, pois imagino que é difícil no atual momento político de nosso estado termos uma pessoa que nós queiramos nos espelhar.

Confesso também, que olho com um certo desanimo para o futuro da instituição (Senado). Eu acho complicado imaginar que vá aparecer de imediato outra pessoas com tamanho caráter e amor ao seu país. Difícil acreditar na comoção e nos sentimentos de certas pessoas que perambulam entre as três esferas do poder (executivo-judiciário-legislativo). Porém, alguma coisa dentro de mim me faz crer que as pessoas de bem que estão lá, continuarão a lutar por aquilo que é necessário para nosso país, sempre caminhando ao lado da justiça e da ética.

Sei que não tenho conhecimento suficiente para poder saber como funciona o mundo da política, mas uma coisa minha mãe me ensinou e que eu tenho como verdade: o que é certo é certo e o que é errado é errado. Não importa se fulano ou ciclano façam isso para ganhar tal benefício. Continuará sendo errado. Tenho a sensação de que o ex-senador Jefferson Péres acreditava nisso também.

Termino, colocando um trecho de O Justo, do Cancioneiro da Independência, de Cecília Meireles , homenagem que o jornalista Juca Kfouri  pôs em seu blog:

“Toda vez que um justo grita,

um carrasco vem calar.

Quem não presta fica vivo,

quem é bom, mandam matar.”

Responses

  1. Acho isso de fã-clube de político uma coisa TÃO sem graça…

    Fiquei muito mais agitado quando o CAPITÃO AMÉRICA morreu, isso sim foi digno de comentário!

  2. Eu também fiquei bem chateado ao saber da morte do Jefferson Péres. Porém, acho que existem outros que continuarão trabalhando da mesma forma que ele fazia, ou parecia fazer.

    Sua apatia política, -TCZ-, vai acabar sendo nociva para si mesmo, eu acredito.

  3. Primeiro: que bom que você gosta do amarelo e eu do azul né? De todo modo, acho ruim para você não gostar de política. Mas como falei é seu gosto.

    Agora acho que você está errado ao encaixar em “fã-clube de político”. Eu estou comentando de um cidadão que para mim era um exemplo a se seguir. Do mesmo jeito que falaria (ou falarei um dia) de Gandhi, de Chico Buarque, de Senna e outras pessoas.
    Eu, particularmente acho inútil comentar que o Capitão América morreu… Mas pela terceira vez faço o comentário: Eu gosto do azul e você do amarelo.
    E no final das contas nós estamos fazendo o que está escrito no site: Na luta pelo direito de discutir sobre qualquer coisa!


Deixe um comentário

Categorias

