Publicado por: yumejin | sexta-feira, 20 junho 2008

Fogo Amigo na Internet

[DragonForce – Through the Fire and Flames]

Completando a seqüência iniciada com Pontos Negros da Internet e continuada com Idiotice na Internet, este é o artigo que eu tinha em mente quando pensei nesse assunto. Pra falar a verdade, por mim, só tinha escrito esse último, mas acho que os outros dois são necessários como explicação prévia dos causadores do Fogo Amigo.

Para quem não sabe, fogo amigo é o termo usado quando um aliado seu o atinge na frente de batalha. Usado principalmente entre militares, entrou para o vocabulário dos jogos de tiro em primeira pessoa com sua versão em inglês, friendly fire. Se entrar em uma discussão com babacas e idiotas é ruim, imagina ter um deles do seu lado?

Se é inevitável encontrar os dois tipos em fóruns e listas de discussão, é de certa forma óbvio imaginar que nos dois lados de uma discussão suficientemente ampla e, por vezes, nem tão ampla assim, pessoas para estragarem o rumo da conversa.

A situação lembra à que descrevi em Os Ateus de Internet e a Pseudo-Vitória. Nos dois lados da argumentação, existirão elos fracos – pessoas bem ou mal-intencionadas que possuem pouco prática com a retórica, um intelecto débil diante das armadilhas fáceis da ambigüidade ou ainda sem conhecimento para falar daquele assunto.

Como é natural, muita gente entra numa conversa para ganhar, não para encontrar o ponto de vista mais interessante. Concender qualquer ponto que seja é visto como uma derrota e sinal de fraqueza. “Recuar, jamais”. Então, quando os que pensam da mesma forma, mas estão no lado contrário da altercação, identificam um otário como presa fácil, um pensamento perpassa a mente: “tenho que impedir que eles ganhem de nós“.

Não tem nós! Não tem eles! Não tem aliados, eixo, lado sombrio, rosa, púrpura, irracionais! Fútil tentar impedir o processo que inevitável e invariavelmente se segue.

Para evitar a derrota, os mais capazes do lado atacado passarão alguns instantes ou mesmo um bom tempo criando uma defesa para justificar as parvoíces ditas pelo “irmão” mais fraco e, simultaneamente, atingir o equivalente no campo adversário. Como uma batalha naval do mundo bizarro, começa uma troca de ataques cegos, onde o próprio motivo do tópico acaba relegado a terceiro plano.

Umas duas ou três iterações e arma-se uma praça onde vai sair laureado o que souber tocar os expectadores da forma mais eficiente. E qualquer vestígio de busca por algo além de glória fugaz jaz com a poeira.

De forma inversa, mesmo que você esteja consciente de que isso é idiota e deixar o imbecil para morrer à própria sorte, os carcarás do outro grupo não vão parar de atacar e bater nas mesmas teclas, ignorando por completo suas elaboradas teorias mais coerentes e sérias. Apresente a prova cabal e receba como resposta um “vocês dois acham que a Estônia conseguiu independência em 1991, mas ele falou que 1 + 2 = 5 e isso tá errado, logo você tá errado”. Ponto final.

Frustrante.

[Zé Ramalho – Avôhai]

Anúncios

Responses

  1. por isso que eu prefiro nem entrar numa discussão séria se sei que idiotas estão na roda.

    ótima sequência ^^

  2. Tá, primeira coisa: desde QUANDO você ouve Dragonforce? oO

    Passado o susto (e você me deve explicações depois dessa hein)…

    “Para evitar a derrota, os mais capazes do lado atacado passarão alguns instantes ou mesmo um bom tempo criando uma defesa para justificar as parvoíces ditas pelo “irmão” mais fraco e, simultaneamente, atingir o equivalente no campo adversário.”

    Posso citar pelos menos duas ou três referências que você usou para compor esse período. Referências pessoais suas de fora do Blog. Pelo que parece, não foi só da internet sua motivação né?

    Achei essa parte mal desenvolvida. Era a sua opus magna da série e recebeu um tratamento que pelo menos eu não esperava. Pode-se ver isso até mesmo pelo tamanho do texto.

    Ah e certamente me diverti bastante achando coisas que eu sei de onde vem no texto, no nível de “mundo bizarro” xD


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: