Publicado por: - TCZ - | quinta-feira, 17 julho 2008

Manifesto Anti-escaletas

CONTRA A ESCALETA

Escaleta não é uma escala pequena como alguns podem deduzir. Eu mesmo deduziria isso se não soubesse o que esse nome nomeia. Neologismos e engenharia linguística são a minha área modéstia a parte.

Quando o Ray Conniff (não sabe quem é? Pergunte a sua tia solteirona) se apresentava nos takes recuperados oníricos da minha infância mais remota, lembro-me que se apresentava regendo os instrumentos na orquestra, algo bonito de ser ver. Sempre achei maestros figuras divertidas, porque num faz de conta bobo de gestos inventavam movimentos e ficavam dançando na frente dos musicos, enquanto estes tentavam não prestar atenção no palhaço e ler a partitura direito (é, eu sei o que um Maestro faz, mas estamos falando de impressões divertidas ok?). Bem depois falo mais de Maestros, voltemos as Escaletas.

Então, quando o Papai noel se apresentava com sua Big Band ele as vezes pegava um brinquedinho e começava a tirar seu som, num pianinho de sopro de brinquedo, dançando e gemendo junto com o movimento num jogo que só os melhores músicos conseguem fazer. Aquele orgasmo escroto que parecem ter quando tocam, às vezes fazendo caretas engraçadas como os guitarristas, as vezes mantendo uma postura marcial como os músicos clássicos e seus movimentos fortes e compassados. Bem, o que eu achava divertidíssimo era o fato do velho estar usando um brinquedo p tocar na Tv. Era mais ou menos como se por exemplo um policial tentasse prender um ladrão com uma arma de água e esperasse que a boa imaginação do meliante fizesse o resto. Achava magnífico no Sr. Conniff como ele conseguia tirar som e fazer as pessoas gostarem dele usando um brinquedo como o que eu tinha na sala de aula e que disputava aos tapas com os coleguinhas na hora de brincar.

Pois bem queridos, eu cresci e como todo o resto quando você cresce perde a graça, essa habilidade de prestidigitador do Ray Coniff foi anulada para mim. Não porque ela perdera a graça em si mas porque eu vim a descobrir que aquele brinquedo bobo era REALMENTE um instrumento musical. Não era um brinquedo elevado a categoria de instrumento mas o meu brinquedo que era na verdade uma miniaturização dum instrumento prestigiado. Aquele negócinho que para mim era uma brincadeira era na verdade um instrumento importante. Um dos pilares do meu crescimento social e conseqüentemente da derrocada do meu sistema inocente de valores infantis tinha um nome: Escaleta.

Um nome ridículo para um instrumento ridículo.

Sempre achei a escaleta desde então uma aberração. Enquanto era um brinquedo era interessantíssimo pois era divertido e versátil ao mesmo tempo que musicalmente complexo. Talvez foi este brinquedo que imprimiu em minha mente um gosto musical que deixou vestígios até meu primeiro albúm de música de gente grande que ouvi (Nevermind, do Nirvana)(Bem, pensando melhor, realmente Escaletas serem instrumentos sérios torna essa questão mais clara. Somente um instrumento musical real poderia ser miniaturizado e manter sua complexidade… bem, não importa). Mas a partir do momento que se tornou um instrumento importante eliminou toda esse papel para mim. Vejam bem, descobrir que um brinquedo interessante na verdade é um instrumento musical é as mesma coisa que descobrir que um instrumento musical é um brinquedo. Ao mesmo tempo que há a elevação do brinquedo, há o rebaixamento do instrumento musical, principalmente para mim que conheci o brinquedo primeiro. O problema com as escaletas é que elas não aparentam possuir diferenças da sua forma brinquedo para a forma adulta. Guitarras ganham componentes elétricos e caixas de som, Baterias ganham vinte mil caixas, pratos e bumbos, além de ficarem maiores. Clarinetes ganham palhetas sensíveis, briho, som encorpado e principalmente, peso. O que escaletas ganham? Uma boca maior soprando! Permanecem com cara de brinquedo! Que ultraje!

Por isso para mim, no mundo complexo e maravilhoso da música a Escaleta é um achincalhe. No reino maravilhoso das ondas sonoras, a Escaleta é “o bobo, o palhaço o Joker!” Então para mim, Escaletas são a escória do universo, pois uma vez que meu universo é a música, escaletas são o erro da equação, aquela aresta mal aparada babaca na escova de dentes que machuca sua boca, o nervo de carne preso entre os molares que praticamente anula todo o prazer da refeição passada substituindo-o pela angústia da atual situação.

E é isso que eu tenho contra escaletas.

(àqueles que se interessarem, ainda existe uma continuação nessa minha campanha Anti-escaletica. O que acontece quando as escaletas encontram os pianos…)

Responses

  1. “Um nome ridículo para um instrumento ridículo.”

    Concordo.

    “Talvez foi este brinquedo que imprimiu em minha mente um gosto musical que deixou vestígios até meu primeiro albúm de música de gente grande que ouvi (Nevermind, do Nirvana)”

    Álbum do Nirvana não é de gente grande, é de gente acéfala. A-cé-fa-la.

    E certamente existem outros instrumentos musicais ridículos para acompanhar a escaleta na trupe. Procure-os.

  2. achei ridículo o seu comentário. Meu pai tocava escaleta e todos apreciavam. Todo e qualquer instrumento musical é maravilhoso; principalmente quando faz alguem parar para ouvir o som que emana dele.

  3. Simplesmente…Ridículo.

    É incrível a facilidade que temos de encontrar futilidades na rede, não é mesmo? Cara, vai tocar escaleta, fazer qualquer merda, é muito mais produtivo do que escrever tanta besteira!
    um abraço

  4. acéfalo eh o sr. yumejin, q não tem capacidade para entender de boa música!

  5. pura palhaçada eu sou maestro de uma banda de tambores(pra quem não sabe é uma banda escolar porém não tem metais nada de trompete…trombone ou sax) embora possa ter vários tipos de instrumentos os q realmente caracterizam uma banda de tambor é a lira e escaleta além da percussão é claro.
    a Escaleta é um instrumento que permite trabalhar harmonia e melodia em um só instrumento e também todo instrumento pode ter um som maravilhoso se for bem tocado.
    agora se vc ta com falta do que fazer vai estudar música pq pelo visto vc não saca nada de música amigo vlw

  6. hahhaha estava pesquisando a respeito de escaletas pra saber se tem muita diferença entre a mais barata e a mais cara! Por enquanto todas tem cara de BRINQUEDO!!
    O texto foi bom!
    Valeu

  7. Cara vc só escreveu MERDA e não entende absolutamente NADA de Música… Sensibilidade então, ops… Vc não deve saber o que é isso!!!

  8. Oi, Joel Porto

    Pelo que entendi, vc conhece e sabe como tocar escaleta, então peço a gentileza de me dizer onde encontro um manual de como aprender a tocar, ou então algumas notas, ganhei a mesma achei bonitinha, mas não sei como começar a tocar. Desde já agradeço a atenção

  9. Desculpe não disse antes, mas encontrei vc no forum do: https://quodlibetarios.wordpress.com/2008/07/17/manifesto-anti-escaletas/#comment-725

  10. Você precisa ouvir o Hermeto Pascoal tocando escaleta antes de dizer qualquer outra coisa a respeito. Comece ouvindo música de Gente, com G maiúsculo, o que implica se despir de certos preconceitos.

  11. Olha eu fui escaletista e ao contrario do que voce disse acho a escaleta um instrumente que nos da a oportunidade de aprender de forma simples os conceitos de harmonia ,trabalhar melodia……E na minha opinião isso ta me parecendo preconceito e desrespeito aos que se dedicam a esse instrumento de alguma forma…….

  12. Se um dia ele conseguir tocar escaleta como o Augustus Pablo ou o Hermeto Pascoal, ele entenderá a magia do instrumento!
    E eu tenho sérias dúvidas em relação ao seu gosto musical, tendo em vista, que o seu 1º disco foi o Nevermind (nada contra Nirvana, eu até gosto). Não me parece tão “Gente grande” assim hahahaha!

  13. Todo polido para escrever. Mas você perdeu tempo cara. Um instrumento pode ser um brinquedo e um brinquedo pode ser um instrumento. Carregue esse “vírus” do preconceito para longe da música. A música me ensinou a ter humildade e nada é mais interessante do que a primeira vez que uma criança brinca com um instrumento musical.

  14. VC não passa de um bobão letrado e frustrado, pois o que sobra de conhecimento linguistico te falta em respeito seu idiota, milite nessa campanha sozinho, e deixe os outros tocarem o que quizerem, ouve nirvana, sonzinho de adolecente e fica falando que escaleta é instrumento de criança, vc é um bobão cara!!

  15. Letrado nada… o cara escreve que “Neologismos e engenharia linguística são a minha área modéstia a parte” e manda um PERMANESCEM (isso mesmo, com SC!!!!) no final! Aaaaargh!!!!!!!!!!!

  16. Já corrigi, valeu filhão =D

    E tenham dó deste pequeno e miserável ODIADOR de Escaletas, esse texto foi escrito em 2008, eu era muito mais burro naquela época =D

  17. […] enfim , o mundo é triste, a vida é bela, as pessoas são estúpidas, as escaletas são idiotas e eu odeio a Maria GrandeArquitetoDoÚniverso, mas, nada pessoal ok Mary […]

  18. “de tudo se faz canção”

    clube da esquina nº 2

  19. Ridiculo…

    A arte de ouvir não esta no instrumento e sim no ouvinte…independente do instrumento ser complexo ou não…

    nirvana não é musica de gente grande nem boa…

  20. Realmente esse ae não entende de Musica!
    Toco escaleta e Lira com Muiito Orgulho..aprecio a Musica..Mais fazer oque néah..qm escreveu isso não entende nada nem tem a sensibilidade de entender..
    Gosteii dessa frase: A Arte de ouvir não esta no intrumento e siim no ouvinte!!

  21. Não vou te chamar de anencéfalo, pq não quero me contradizer ao pedir que vc respeite mais as coisas que vc não entende (inclusive anencéfalos são pessoas infortunas que não tiveram o prazer de ter um encéfalo que lhes permitam fazer o que todos nós fazemos…mas que com certeza são mais sortudas por não ter tanta merda armazenada na memória, como muitos nesse mundo).
    Existem pessoas que amam esse instrumento, colocam alma e coração quando tocam e apreciam o som. Cada pessoa com o seu gosto, com o seu dom. Nada e ninguém é superior ou inferior. Paz.

  22. Olá a todos!!! Vocês podem odiar ou amar a escaleta (o meu caso) mas… uma coisa é certa: o texto está muito bem escrito e interessante!!! Além disso, é uma opinião!!!!!!!!

    fui…………

  23. Se vc estivesse a oportunidade de ver rei conif tocando tema de lara em um escaleta certamente naõ teria escrito tamanha berteira.

  24. Quem foi o imbecil que criou esse tópico, falando uma M dessas… hahaha

    Muito otário… A escaleta e muito útil, e ainda mais pra quem saber tirar som dela… E tem um timbre muito bom também para se processar, passar por vocoders, filtros e etc.

    Vai de sua criatividade.

  25. Respeito sua opnião amigo, apesar de não concordar com ela. Para mim todo instrumento é mágico, basta ter um ouvido que compreenda.

  26. perdi 3 minutos do meu tempo lendo isso

  27. Por sorte, não lí tudo!!!, mais vc deixou uma coisa bem clara, e disso eu gostei, simplesmente estão faltando jogadores no seu time!!!

  28. Eu só lí trez linhas dessa tolice e parei por que meu tempo é precioso para
    ser perdido com ideia de gente retogroda esse cara deve ser doente
    ou Algum escaletista Deu uns pega na mulher dele ai ele tá com dor de corno. vá com estes papos nada produtivo pra lá colega sua sorte é que
    a rede tem lugar para todos Inteligentes e Imbecis como voce,se dependesse de mim pessoas como voce não botariam as mãos num teclado e Mouse.

  29. rsrsr pode crer meu caro quando vc mim mandou isso eu achei q se tratava de um assunto musical interessante.rs

  30. Eu estou contra esse seu texto contra escaletas porque eu toco escaleta,gosto muito e na banda que eu toco eu uso ela,mas não é tudo isso q vc ta falando,a escaleta é um instrumento que mesmo não ganhando enfeites é lindo de ouvir o seu som.É um instrumento de sopro?É.Mas é bom de apreciar,faz dois anos q eu toco escaleta e nunca ouvi um idiota como vc reclamar tanto.Se não gosta o problema é seu,não precisa espalhar pra todo o mundo e estragar as pessoas q querem tocar esse instrumento!

  31. E meus lindos 5 minutos foram perdidos por causa desse texto idiota q vc escreveu!

  32. Texto sem nexo. Aqui um vídeo que reforça essa conclusão.

  33. ESCALETA É LEGAL PRA CACETA

  34. Não somente estudar música; também deve estudar português. A sua arrogância em se arvorar a engenheiro linguístico me fez prestar atenção: vi um frustrado.

  35. Que babaca! Kkkkkkkkkkk

  36. Movimento quo libertário? Babaca³! Kkkkkkkkkkk kkkk


Deixe um comentário

Categorias

