Publicado por: yumejin | quarta-feira, 17 setembro 2008

O Caderno de Saramago

Lendo este post, vi-me forçado a fazer esta postagem curta. Não é muito comum ver um velhinho de 85 anos abrindo blog. Mais ainda se esse velhinho é o ganhador do Nobel e grande escritor Jose Saramago. Autor de “Ensaio sobre a Cegueira”, “Intermitências da Morte” e “Conto da Ilha Desconhecida”, ele resolveu, quase do nada, abrir um blog – O Caderno de Saramago!

Vale a pena dar uma olhada.

Edição: Depois do comentário do -TCZ-, vi-me na responsabilidade de fazer este adendo. Quando eu coloco um link, eu espero que as pessoas abram e leiam. Na coluna lateral do blog, Saramago explica, com sua prosa que lhe é peculiar, os motivos do nome do blog e da existência do mesmo. Eis aqui citado:

Quando em Fevereiro de 1993 nos instalámos em Lanzarote, conservando sempre a casa de Lisboa, meus cunhados María e Javier, que já ali viviam há alguns anos, junto a Luis y Juanjo, recém-chegados, ofereceram-me um caderno que deveria servir de registo dos nossos dias canários. Punham uma só condição: que de vez em quando fizesse menção das suas pessoas. Nunca escrevi nada no tal caderno, mas foi desta maneira, e não por outras vias, que nasceram os Cadernos de Lanzarote, que durante cinco anos veriam a luz. Hoje, sem esperar, encontro-me numa situação parecida. Desta vez, porém, as causas motoras são Pilar, Sérgio e Javier, que se ocupam do blog. Disseram-me que reservaram para mim um espaço no blog e que devo escrever para ele, o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice. Muito mais disciplinado do que frequentemente pareço, respondi-lhes que sim, senhor, que o faria desde que não me fosse exigida para este Caderno a assiduidade que a mim mesmo havia imposto nos outros. Portanto, pelo que isso possa valer, contem comigo.

Responses

  1. hmm… n sei… parece que ocorre algo como uma superestimaçao da noticia pelo simpls fato do Saramago ser Saramago.

    Explico: realmente e digno de nota um velhinho de oitenta e tantos “estrear” no mundo dos blogs, uma iniciativa muito boa, mas suspeita. Pense como Saramago: voce e um icone do mundo literario, consagrado por premios e um filme mainstream a caminho… pq fazer um blog??? Me cheira a estrategia de marketing e divulgaçao de editoras ou mesmo do filme se escorando na figura do escritor. Afinal convenhamos, se ele realmente teve essa ideia “inocentemente”, porque entao so a teve agora? Quando e estranhamente conveniente?

    Desconfio… sempre descofio

  2. ps.: antes que chiliquem sobre, o teclado do palm e preferencialmente querty, e portanto possui acentuaçao em posiçao exdruxula n me permitindo usa-la sem perder em muito da fluidez do texto. Dai escrever quase que totalmente privado de acentos e sinais graficos.

  3. Mas esse TCZ tá realmente podendo…postando do palm dele…WOW.
    Não vejo muita controvérsia nesse tema. Não penso que seja jogada de marketing por intuito. Acho que é possível esses amigos deles terem chamado e daí ele resolveu fazer isso. Após isso, é capaz dos marketeiros de plantão das editoras terem alardeado sobre o assunto.
    Enfim, não sei se sou eu, mas não fico procurando respostas mirabolantes ao invés das mais simples (que por vezes são as corretas).

  4. Anyway, o Yumejin foi muito indelicado insinuando que não li o blog e comentei sem pensar. Estou lendo o Quodlibetarios de uma plataforma movel que me permite navegação limitada, portanto fica dificil para mim abrir links assim.

    Segundo, grande coisa o texto transcrito, não prova nada e ainda reforça a teoria que isso seria um jogada de Marketing (so que, como disse, nao do Saramgo, mas dos donos do blog quem sabe) se apoiando no nome do escritor. Aos leitores do blog do Saramago, se notarem mais cedo ou mais tarde algum sistema parecido com o “adsense” não estranhem…

    Estratégias parecidas aparecem todo o tempo na Blogosfera, isso não seria novidade. Só é bem digno de nota por se tratar do grande escritor e não de um ex-BBB qualquer. Se os textos forem mesmo dele o blog é bem interessante, não interessando (com o perdão do trocadilho ruim) as reais intenções que causaram a criação do mesmo.

    Assim sendo, espero ter me explicado e dado uma “tréplica” ao update. Não ataquei o blog, mas desconfiei e continuo desconfiando os motivos reais que levariam um escritor fodão como o Saramago a escrever para um blog só agora.

  5. Se ficou ofendido, desculpas, não foi a intenção, mas realmente não parece que você leu o blog.

    Um dos novos responsáveis, Javier, parece ser o cunhado casado com María de que ele havia falado. Não posso afirmar. Agora, acreditar que é tudo uma jogada de marketing… tenho que concordar com “não fico procurando respostas mirabolantes ao invés das mais simples”.

    E, por fim, que grande jogada de marketing isso seria… Saramago não tem público alvo nas pessoas que lêem blogs… e quem lê Saramago, já compraria seus livros de qualquer forma. E leia os posts pra ver quão marketeiro o blog dele é…


Deixe um comentário

Categorias

