Publicado por: RedClyde | sexta-feira, 31 outubro 2008

Links – Complementos do Firefox

Existem muitos complementos para o Firefox – é só dar uma olhada no site oficial de complementos para ver. Esses complementos são um dos grandes motivos de eu não ter experimentado mais o Google Chrome (bem, isso e o fato de sites como Kongregate ainda não funcionarem direito no Chrome >.>).

Vou apresentar aqui os complementos que eu mais uso e recomendo a todos. Estou bastante satisfeito com eles, por isso não costumo buscar novos, mas sei que existe uma infinidade. Se você tem um complemento que você gosta, comente!

(Acabou de instalar o Windows XP piratão e ainda não tem Firefox? Não se preocupe, o Windows vem com o Internet Explorer, a ferramenta ideal para se baixar Firefox. Aqui está o link. Após baixar e instalar o Firefox, sugiro no mínimo o complemento NoScript.)

Primeiro, dois complementos de tema (ou seja, visuais):

Aero Fox – O preto domina o esquema de cores desse complemento. Os botões são azuis, e de maneira geral, o tema tem uma aparência bem legal. Eu usava exclusivamente esse tema, antes de eu descobrir o Classic Compact.

Classic Compact – Depois que descobri esse tema, foi o chamado no-brainer. A aparência é basicamente igual ao do Firefox tradicional, mas o tamanho de tudo é reduzido de forma compacta, permitindo um maior aproveitamento da tela para aquilo que importa – o site que você está vendo – sem ser tão pequeno que fica difícil ver ou clicar nos botões. Para quem gostou da economia de espaço do Google Chrome, esse complemento do Firefox cai como uma luva.

Agora os complementos práticos (extensões):

PDF Download – Você já clicou num link que era para um arquivo de PDF e teve que esperar séculos enquanto o Firefox carregava o maldito? É, eu também. Esse complemento vê quando você está tentando abrir um arquivo PDF no Firefox e te dá várias opções, como baixar, abrir como HTML, etc. Dessa maneira, você pode fazer uma escolha informada.

Download Statusbar – Eu achava muito chata a janela de download que brotava sempre que eu fazia qualquer download, mesmo que fosse algo como uma imagem de alguns kbs. Esse complemento elimina isso: todos os seus downloads aparecem logo em cima da statusbar, a barrinha que fica no fundo do navegador. Você pode ver ali o nome do arquivo, o progresso do download, a velocidade do download, e o tempo estimado até o download completar. Caso queira informações mais detalhadas, sempre terá a opção de abrir a janela default de downloads do Firefox.

Cooliris – Tá bom, admito que quase nunca uso esse complemento, mas que é sensacional é! O que Cooliris faz é pegar as imagens no browser e fazer uma espécie de slideshow. Você pode clicar e arrastar para a esquerda ou direita e ver as fotos em três fileiras como numa parede gigante de exposição, ou clicar em uma para ver com detalhes. Experimente!

Kongregate Sidebar – Para todos que, assim como eu, visitam Kongregate com uma certa regularidade. O sidebar (que pode ser escondido a qualquer hora) mostra suas estatísticas (como nível, pontos, % de badges e cards), os challanges atuais que você ainda não passou, e te mostra seus badges com a opção de ordená-los por vários critérios (algo que eu sempre quis!). Clique em qualquer badge e vá direto para o jogo, ou no botão no fundo do sidebar para ir para a página principal do Kongregate. Dá até para fazer uma busca pelo site.

Mouse Gestures Redox – Um complemento muito bacana; com gestos simples do mouse, você pode substutir cliques de botões. Por exemplo, no esquema default, segurar o botão direito do mouse e arrastar para a esquerda volta uma página, e arrastar para a direita avança uma página. Há literalmente dezenas de gestos que correspondem aos mais diversos comandos. Conveniente!

Better Gmail 2 – Esse complemento oferece várias opções para customizar seu gmail, como mudar o skin, destacar a linha sob o ponteiro do mouse, mostrar primeiro o número de emails novos na barra de título, e mais.

Adblock Plus – Bloqueia popups. Simples assim. O Firefox já vem com um bloqueador de popups mas minha experiência foi que um ou outro sempre acabava aparecendo. Agora com Adblock Plus, nem lembro a última vez que vi um popup indesejado. E cara, tem ‘Plus’ no nome. Isso é no mínimo mais 34.7% de chance de ser bom, né?

NoScript – Se desse post você tirar apenas um complemento, que seja esse; recomendo NoScript a todos. O que ele faz é bloquear todos os scripts de um site, na primeira vez que você o visitar. Quando você julgar o site confiável você pode dar permissão para rodar scripts, temporariamente ou permanentemente. É comum um site ter scripts de outros sites também (como propagandas e etc.), e NoScript deixa você escolher as permissões individualmente. NoScript te dá controle absoluto sobre o que rola no seu browser.

Bem, é isso. Não saia de casa sem seus complementos!

Anúncios

Responses

  1. Boas dicas!!

    Já estou pegando alguns plug-ins aqui

    Valeu

  2. adorei XD~ é verdade que vai ter mais?

  3. Renato, o “vendedor” de complementos. Só faltou o “E tem mais!”.
    Fora isso, um post de utilidade pública

  4. Gostei, eu mesmo sou fã de alguns como o GreaseMonkey, mas tomo cuidado com addons desdo FoxyTunes, que é legalzinho mas tira o rendimento do navegador.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: