Publicado por: yumejin | sexta-feira, 24 abril 2009

Do Bairrismo

Eu sou brasileiro e não desisto nunca gosto muito de sê-lo. Não ficaria feliz se morasse em um país que realmente fede e é dominado por arrogantes [França], em um país onde liberdades civil, religiosa, política e intelectual são completamente ignoradas [China], em um país onde meu líder não tem consciência de suas ações [Coréia do Norte], em um país que faliu [Islândia], em um país onde o ódio fosse fomentado pelo governo, pela oposição e pelos vizinhos [Israel], em um país onde malucos imperassem e borbadeassem inocentes [Líbano], em um país onde a economia é tão instável que o emprego é uma inconstante [Argentina] ou em qualquer outro país.

Na verdade, o Brasil tem tudo isso – pedantismo, tiranismo, populismo, desgoverno, intolerância, violência, falta de planejamento – e ainda mais. Mas quando eu escuto o Hino Nacional, principalmente em sua estrofe final, quando leio sobre os nomes que formaram nossa história, “homens de pecado”, me dá um orgulho de ser brasileiro. Mas existe outra coisa da qual tenho mais orgulho: ser fluminense.

Dentro do Brasil, eu prefiro ter nascido aqui, no estado do Rio de Janeiro, do que em qualquer outra unidade de nossa Federação. Acho que ficaria frustrado em São Paulo, no Mato Grosso, no Piauí, no Acre, na Bahia, en Santa Catarina ou no Distrito Federal. Só o sotaque da maioria desses lugares me incomoda, que dirá a cultura local – os “farroupilhas” gaúchos, os paulistas estressados, a irrealidade acreana…

Mas ser fluminense nem sequer é meu maior orgulho. Eu gosto mesmo é de ser petropolitano, ser nascido na Cidade Imperial. Posso não ter sangue azul ou grandes posses, mas o clima tropical de atitude da minha terra natal é bem mais agradável que o do Rio de Janeiro, as pessoas são mais educadas, as ruas são mais bonitas do que a de qualquer outra cidade, o horizonte montanhoso é mais interessante, o ar é melhor de respirar. E bom mesmo é ser do meu bairro.

===

Uma vez li que brasileiro não era nacionalista, era bairrista. A verdade é que boa parte dos brasileiros até sente bastante orgulho de sê-lo, mas tem uma ligação muito maior com seu estado e com sua cidade, o que não deixa de ser natural – Brasil é uma entidade muito grande, que se estende para todos os pontos cardeais por centenas de quilômetros, que tem variações na língua tão grandes que impossibilitam um estrangeiro destreinado de reconhecer dois falantes como sendo da mesma nação.

E o mais interessante é que mesmo quando não há muitos motivos para ficar feliz de ter nascido onde surgiu, o homem ainda se sente ofendido quando falam mal de sua origem como se falassem mal dele próprio. É verdade que o presidente, o governador, o prefeito são corruptos, é verdade que os senadores, os deputados nacionais, distritais e estaduais e os vereadores são ineficazes e interesseiros, mas ouse dirigir sua ira ao Brasil ou aos brasileiros em geral e você gerará um vozerio em protesto.

Parece-me que o homem tem a necessidade de fazer parte de algo maior, algo que se estenda para além de sua existência, para antes do seu nascimento, para depois de sua morte, para longe de tudo que viu. E quanto mais familiar esse grupo, melhor. O bairrismo, portanto, é da nossa natureza instintiva e não representa algo bom ou ruim, mas somente algo que é.

Responses

  1. adoro o “clima tropical de ATITUDE” da nossa cidade XP

    e… bom, é claro que o Brasil é bairrista. não tem como não ser. não tem como num país tãaaao tãaaao grande, se orgulhar do país todo. apesar de estudar cultura nordestina e achar maravilhoso, sei lá, é a cultura deles, não a minha. acho que é isso, sabe?

  2. Tropical, mas com ATITUDE!

    Awesomenastic


Deixe um comentário

Categorias

