Publicado por: yumejin | terça-feira, 25 agosto 2009

A Semana dos ‘Desacontecimentos’

Depois de uma longa ausência, retorno apenas para transcrever a coluna de Arnaldo Jabor na Rádio CBN [Central Brasileira de Notícias] da segunda-feira, dia 24 de agosto:

“Amigos ouvintes, no Brasil, as coisas desacontecem. Estas semanas foram as semanas dos ‘desacontecimentos’. Nada houve. É tudo impressão nossa. Ou então, intriga desta coisa desagradável chamada ‘imprensa’.

Vocês vejam: o senador Aloizio Mercadante ia sair da liderança do PT. ‘Irrevogavelmente’, disse ele. Depois, ele oscilou, pensou melhor, foi falar com o Lula, o Mestre mandou e ele voltou atrás. A Dilma, Roussef, não se encontrou com a Lina Vieira, não. É mentira. Mentira da Lina Vieira. Ela deve ter ficado maluca. Nada houve porque os VTs do Planalto, com a sua entrada, foram apagados. Não existem mais.

Os atos secretos, que iam ser anulados, deixaram de ser secretos e voltaram a valer, para trás. As onze denúncias, cheias de provas contra os Sarneys, foram arquivadas pelo Conselho de Ética, ou seja, não houve nada. O próprio Sarney, nosso comandante do atraso, disse que não se sente culpado de nada. É claro, nada houve. O Conselho de Ética decretou isso.

Gente, é tudo impressão nossa. Tudo some. Menos o PMDB, é claro. A nossa república está sumindo, sumindo aos poucos do Brasil. Aqui, a história anda em marcha-ré. No entanto, amigos ouvintes, eu sou um otimista inveterado. Eu fico procurando algo de bom nesta bosta toda.

Talvez estejamos aprendendo sobre a dura verdade nacional neste rio sem foz, onde as fezes se acumulam sem escoamento. Talvez essa vergonha de hoje seja boa para nos despertar da letargia de 400 anos. A esperança tem que ser extirpada como um furúnculo maligno. Através desse escracho que estamos assistindo, pode ser que entendamos a beleza do que poderíamos ser.”

Normalmente, eu não dou muita trela pro que o Jabor fala, mas desta vez ele foi bem preciso na última frase do penúltimo parágrafo. “Eu fico procurando algo de bom nesta bosta toda.”

Responses

  1. Ah, mas eu SABIA que você ia escrever sobre política. Tava achando até esquisito que não tinha se pronunciado ainda.

    Bem, eu tenho meus próprios problemas pra cuidar, deixo os da nação aos homens educados e de cultura como você, o Jabor e o Sarney =)

    De mais a mais, nem sei porque me dou ao trabalho de comentar o SEU post, uma vez que você não comenta os dos OUTROS.

    \o


Deixe um comentário

Categorias

